AULAS DE ZUMBA®: uma aula de dança divertida e fácil de dançar

Dani Escudero

Atualmente a Zumba® tem um papel muito importante na minha vida. Sou instrutora e promovo eventos frequentemente. Minha maior recompensa é ver a felicidade dos meus alunos ao término de cada aula. Por isso, resolvi falar sobre o programa para que vocês possam conhecer melhor.

A ZUMBA® ao contrário do que muitos pensam, não é um ritmo assim como o Samba e o Forró e sim uma aula de dança-ginástica com inspiração latina.

Nas aulas são utilizados diversos ritmos na rotina como a Salsa, Merengue, Cumbia e Reggaeton, onde são incorporados movimentos de dança.

O programa utiliza alguns dos princípios básicos do treinamento aeróbico, intervalado e de resistência para aumentar a queima de calorias. Por este motivo a grande maioria das pessoas que me procuram são mulheres que querem entrar em forma.

As aulas são muito divertidas, dinâmicas e eficazes.

O instrutor faz a coreografia de acordo com a música escolhida e os alunos vão seguindo suas indicações para que possam acompanhar a aula sem precisar ter nenhum conhecimento técnico de dança. O que diferencia um profissional qualificado de outro é justamente saber fazer essas indicações para a sua turma.

Sempre digo para as minhas alunas na primeira aula que não se preocupem caso não acompanhem as coreografias, pois repetimos as sequências frequentemente. Portanto, a cada aula acontece uma evolução visível.

As aulas normalmente tem uma duração de 45 minutos à 1 hora sem pausa entre uma música e outra. Então, uma dica é levar uma garrafinha de água, pois com certeza você vai precisar se hidratar entre uma música e outra.

As músicas e coreografias são muito animadas e empolgantes fazendo com que os alunos queiram sempre retornar para a aula.

As aulas de ZUMBA® saem do tradicional, fazendo com que a atividade seja excitante e não aquela obrigação de ter que se exercitar. Os alunos de ZUMBA® não dizem “Eu TENHO que ir para aula” e sim “Eu QUERO ir para a aula!

Vou contar rapidamente como surgiu a ZUMBA®, desta forma vocês vão entender melhor como funciona a aula.

Como surgiu a ZUMBA®

Em 2000, Beto Perez, criador da ZUMBA®, em uma de suas aulas de aeróbica em Cali/Colômbia, sua cidade natal, esqueceu suas fitas cassetes com músicas tradicionais que ele utilizava na aula.

Nesse momento ele pegou algumas de suas músicas latinas favoritas e utilizou na aula. Não precisa nem dizer que foi sucesso!

Imagina os maiores sucessos da Salsa e Merengue, sendo utilizados pela primeira vez em aulas que tinham como objetivo a perda de calorias. Foi aí que surgiu a primeira aula de ZUMBA®.

Alguns meses depois, Beto Perez se mudou para Miami em busca do sonho americano. No início não foi tão fácil mas logo ele conheceu dois empresários Alberto Perlman e Alberto Aghion (é isso mesmo! todos os três sócios da ZUMBA® se chamam Alberto…rs!) se uniram e formaram a empresa ZUMBA®.

Logo no início eles já sabiam que tinham criado um fenômeno de ginástica mas não tinham ideia de que esse fenômeno seria mundial.

Seis anos depois o programa já contava com mais de 10.000 instrutores e estava presente em mais de 30 países.

Atualmente 15.000.000 de pessoas fazem aulas toda a semana, em mais de 180 países.

Alguns benefícios da ZUMBA®

  • Tonifica os músculos
  • Ajuda a controlar a pressão sanguínea
  • Reduz a gordura corporal
  • Melhora a aparência física
  • Melhora o equilíbrio e a postura
  • Aumenta a auto-estima

A ZUMBA® não é ótima somente para o corpo, mas também para a mente! Muitas de minhas alunas falam de como a auto-estima, a auto-confiança e a auto-imagem delas melhoraram depois das aulas.

Conheça os quatro ritmos básicos da ZUMBA®

MERENGUE

O merengue é bastante popular em vários países, como: Haiti, Porto Rico, Venezuela e Colômbia. Mas sua origem é considerada a República Dominicana.

Um dos ritmos mais fáceis de acompanhar nas coreografias. Não exige uma grande habilidade para se dançar, pois seu passo básico é realizado como uma marcha. Cada batida tem uma acentuação forte e similar.

Nas aulas de ZUMBA® ele é muito eficaz por ser um ritmo mais rápido de 120-160 batidas por minuto.

SALSA

Salsa em castelhano quer dizer ‘tempero”, a ideia desse nome era justamente transmitir uma ideia de música com sabor. Criada na década de 40 em Havana-Cuba se tornou muito popular em Nova Iorque onde teve grandes influências de um novo estilo de música latino-americana.

Sempre fui apaixonada por Salsa 🙂 minha primeira turma como professora de dança foi desse ritmo, isso quando eu tinha 14 anos. As músicas são muito gostosas de dançar. Nunca imaginei que poderia utilizar essa dança para uma atividade que me desse tanto prazer como a Zumba.

É uma dança é caracterizada pelo compasso quaternário. Seu ritmo normalmente são mais de 180 batidas por minuto, mas como é uma música com muita melodia, a sensação não é de uma música rápida.

CÚMBIA

A Cúmbia é uma dança típica da Colômbia. Não podia deixar de ser um dos ritmos básicos da Zumba®, já que Beto Perez é Colombiano. De início surgiu nos guetos Colombianos, mas logo se disseminou por outros países. Sendo hoje considerado um dos ritmos mais populares da Argentina e outros países de língua castelhana.

A palavra Cúmbia vem de cumbé, que significa festa.

REGGAETON

O som do Reggaeton deriva-se do reggae e tem suas raízes nas músicas latinas e caribenhas influenciado pelo hip-hop, salsa e música eletrônica.

A música tem uma batida forte de zabumba e o instrumento principal é um tambor estilo reggae.

Se você ainda não teve o privilégio de fazer uma aula de Zumba®, corre, pois você não sabe o que está perdendo. Nesse link você pode procurar um instrutor licenciado próximo à você.

Se quiser saber mais alguma coisa sobre a Zumba®, deixe seu comentário aqui embaixo que terei um enorme prazer em responder. E se você também teve uma experiência com a Zumba, conta pra gente 😉

Beijos!!!!

Dani.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

leia outros artigos

Eventos

Melhores Momentos da Party in Pink™ 2015

A Party in Pink™ é um movimento mundial dedicado à arrecadação de fundos para o combate ao câncer de mama. Instrutores de Zumba do mundo